O senador José Medeiros (PPS-MT) lamentou que o Brasil esteja à margem de vários acordos internacionais, andando na contramão no que se refere ao comércio exterior, e criticou o Mercosul. Ele se referiu ao Acordo Transpacífico (TPP), firmado recentemente por 12 países, entre eles Japão, Estados Unidos, Canadá, Chile, Peru e México.
Esse acordo vai resultar na eliminação de até 40% das tarifas sobre o frango e as frutas produzidas nos Estados Unidos e 35% sobre a soja. Além disso, José Medeiros disse que o TPP inova em temas como serviços, compras governamentais e meio ambiente:
- Tenho falado aqui nesta Casa que passou da hora de revermos os termos do Mercosul ou de sairmos do bloco. Uma estrutura anacrônica nos moldes do Mercosul, que é pouco flexível e que há muito foi convertida em mero instrumento de uma anacrônica política bolivariana e populista. Com a assinatura do TPP, ficaremos mais distantes ainda da dinâmica do comércio internacional. Enquanto os 12 países do acordo vão comercializar com tarifas reduzidas, o Brasil vai enfrentar alíquotas mais elevadas e maiores barreiras sanitárias para exportar para o bloco - disse José Medeiros.
Fonte: Agência Senado
14/10/15
Nenhum comentário:
Postar um comentário