O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, disse que a agricultura vai ajudar o país a voltar a crescer. “O Brasil tem 9,6% do mercado europeu e queremos ampliar essa participação. Estamos muito interessados em continuar ampliando nossos negócios. O país vive uma crise econômica profunda e precisa sair rápido dessa posição”, declarou.
Na Câmara de Comércio e Indústria Belgo-Luxemburguesa-Brasileira, o ministro comentou que o Brasil tem condições de ampliar a produção agrícola sem utilizar novas áreas da Floresta Amazônica, e com o ministro do Comércio da Bélgica, Pieter de Crem, disse ter uma “posição muito clara” em relação às trocas bilaterais. “Vivo num ambiente muito competitivo e entendo que o mesmo contêiner que leva batata traz o frango. E o que leva a pera tem que trazer outra coisa”. São dois produtos (pera e batata) que os belgas têm interesse em exportar para o Brasil. “Tenho estimulado que nós, enquanto governo, criemos as condições necessárias para o comércio”.
Do ministro belga, Maggi teve a promessa de apoio à candidatura do brasileiro Guilherme Antonio da Costa Junior, coordenador de Assuntos Multilaterais do Departamento de Negociações Não Tarifárias da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio do Mapa, à presidência da Comissão do Codex Alimentarius.
O Codex é formado por 187 países e é referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção da saúde do consumidor.
(Fonte: Mapa – 27/01/17)
Nenhum comentário:
Postar um comentário