sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Acidente derruba 40 contêineres no mar e carga fica espalhada

Ao menos 45 contêineres caíram do navio Log in Pantanal, que aguardava para realizar a manobra de entrada no Porto de Santos, no litoral de São Paulo. O acidente aconteceu durante a madrugada desta sexta-feira (11) e interrompeu a navegação no canal de navegação por 5 horas.

Imagens obtidas pelo G1 mostram a área da queda ao amanhecer. Compartimentos abriram no impacto com a água e a carga ficou espalhada. Entre os produtos, estão bicicletas, eletrônicos, eletrodomésticos, cilindros de oxigênio para hospitais, além de material de vestuário.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o acidente ocorreu entre 1h30 e 3h. Para evitar qualquer risco à navegação, o tráfego no canal do Porto de Santos foi interrompido. A navegação foi liberada completamente às 8h40.

A agência do navio foi acionada pela autoridade marítima e um inquérito administrativo foi instaurado para levantar as causas e responsabilidades. A Marinha do Brasil emitiu um alerta aos navegantes para terem atenção na área. Os contêineres ainda não foram retirados do local.

De acordo com informações apuradas pelo G1, o navio operou no terminal Embraport, na margem esquerda do cais, na quinta-feira (10). A embarcação voltou para a barra, a cerca de 4 quilômetros da costa para aguardar autorização para seguir para a BTP, na margem direita do porto.

A suspeita é que os contêineres tenham caído por conta da agitação do mar. Ondas de mais de 3 metros atingiram a região durante a madrugada, em decorrência de uma ressaca marítima. Não há informações, segundo a marinha, sobre eventuais vítimas do acidente a bordo.

A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) foi notificada sobre a ocorrência e monitora junto com a autoridade portuária os procedimentos adotados para retirar os contêineres da água. O Ibama está ciente do caso, mas ainda não se pronunciou sobre o ocorrido.

Em nota, a Codesp confirmou que o acidente aconteceu por volta das 3h, Fundeadouro 3 (na Barra), fora do Porto Organizado. Ainda em nota, a Codesp disse que Capitania dos Portos de São Paulo e a Praticagem farão levantamento para identificar o local exato da queda dos contêineres.

A Log-In, responsável pelo navio, informou que o mau tempo ocoasionou o desprendimento dos navios. Por nota, a empresa informou que "não havia contêineres que caíram no mar com cargas declaradas como perigosas de acordo com critérios da Organização Marítima Internacional".

Ação de piratas

A Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental informou que as equipes estão no mar desde o início da manhã orientando tripulantes de embarcações quanto ao risco de acidentes na área onde houve a queda dos contêineres. O objetivo também é coibir a ação de piratas e verificar eventual dano ambiental.

As equipes orientam ocupantes de barcos de esporte e recreio, além de pescadores amadores, que geralmente não são da região. Além disso, a patrulha visa evitar furtos das mercadorias armazenadas nos contêineres, caso a caixa metálica seja rompida e os produtos permaneçam boiando.

(Fonte: G1)

16 comentários:

  1. Incrível como ainda nos dias atuais temos piratas e saqueadores de cargas marítimas, os responsáveis após serem presos em flagrante ainda foram soltos após devolver as mercadorias.

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  2. Higor Sillis
    Realmente um acidente muito incomum,porem um acidente de trabalho que pode acontecer nessas exportações ,creio que as empresas "vítimas" da tragédia já devem estar nos bastidores para solucionar o problema ocorrido

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    1. "A suspeita é que os contêineres tenham caído por conta da agitação do mar [...]" - Justificam a queda dos contêineres com a situação climática; logo em seguida, afirmam que não havia nenhuma carga letal ao meio ambiente a bordo do navio, porém, não deviam estar os contêineres devidamente presos a embarcação para evitar este tipo de "acidente"? Não existe uma falha na segurança do transporte destas cargas? Logo, da a entender que não foi um acidente e sim, uma ação proposital.
      Larissa Hennies

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  3. Investigar a fundo as causas desse acidente deve ser a principal ação a ser feita pela empresa responsável e pelos órgãos de fiscalização, pois apesar da alegação de que o mau tempo foi o que provocou o acidente é necessário identificar se houve algum erro no processo logístico de embarque.

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  4. Este comentário foi removido pelo autor.

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  5. Um fato que não foi muito destacado seria dos animais que por ventura, podem ingerir esses materiais, assim causando problemas para os mesmos.
    E sobre a ação de piratas, é algo totalmente equivocado e de má fé, prejudicando ainda mais nas investigações referente a queda em si.

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  6. Geralmente as ondas ficam mais intensas a noite devido aos ventos mais fortes.
    Espero que não tenha acontecido nenhum dano as mercadorias e ferimentos a pessoas envolvidas e principalmente não contaminar o mar.

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    1. Fernanda Mendes Bataglia RA 1700442 Turma - Comercio Exterior - Período Noite

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  7. É triste ver a situação que nosso país enfrenta, por ainda ter pessoas que se prestam a tal ato irresponsável de saquear algo, aproveitando se de uma tragédia.

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  8. Esta obra da natureza que acarretou a queda dos 45 contêineres no mar infelizmente acontece, porém, é Previsível. Nota-se uma negligência da parte do Armador do navio, já que não houve uma preparação para o incidente.
    Com todo este problema, ainda há pessoas denominadas "Piratas" que se aproveitam do ocorrido para saquear cargas em alto-mar.
    A Guarda Costeira deve focar no combate ao contrabando e fiscalização das leis marítimas.

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  9. Tragédia que poderia talvez ter sido evitada se estivesse sido bem planejada o transporte dos contêineres, isso acaba trazendo um atraso pois, o canal de navegação ficou interrompido durante 5 horas, isso gera atraso para as outras embarcações.

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  10. A queda dos contêineres pode ter ocorrido por conta da agitação do mar, porém, deveria ter tido uma preocupação maior na segurança dos contêineres já que esse fenômeno da natureza é algo que podemos imaginar que aconteceria, então a prevenção seria uma ótima opção. Com esse acidente o porto do Santos ficou interrompido das 3h da manhã até mais ou menos umas 9h gerando assim um provável atraso nas demais embarcações. Um acidente triste e preocupante também, porque como se não fosse suficiente todos os problemas, tiveram também que se preocupar com os "piratas" que poderiam tentar saquear os contêineres que estavam em alto mar.

    Natália Marques - Comex - Manhã FMU

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  11. É lastimável um caso como esse, os responsáveis pelo transporte deviam ter consciência da agitação do mar durante a madrugada, sendo assim, prorrogar ou adiantar o deslocamento dos contêineres, ou então, visar uma maior segurança para a carga, evitando assim, o incidente com os contêineres. A falta de respeito e ética das pessoas, até este, conhecidas como piratas, são um desprazer, não só para importadores e exportadores, que de algum modo, acabam tendo um certo prejuízo, dependendo da situação, mas para a sociedade, que de algum modo, acaba sofrendo impactos do acontecido.

    Beatriz Oliveira, Comex 1° Sem.

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  12. Acompanhei em tempo real o acontecimento desta notícia, pois um parceiro da área de agenciamento de carga me ligou assim que soube do ocorrido, para avisar que provavelmente os navios que esperávamos poderiam sofrer atrasos devido a navegação ter sido comprometida no Porto de Santos.

    As cargas que eu acompanho nunca sofreram nenhum tipo de avaria, portanto não sei como os importadores ou exportadores procederam neste caso, mas acredito que devam ter acionado o seguro. Esta notícia foi muito interessante pois me lembrou de todos os riscos no Comércio Exterior e me deu vontade de aprender mais sobre os tipos de seguros existentes e sobre os impactos que acidentes marítimos podem ocasionar.

    Melinda Rodrigues

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  13. Acidente? Faz tanto tempo que existe esse tipo de transportação e então dizem que foi por conta de situação climática? Não acredito que tenha sido um acidente e sim proposital. Muito triste ver esse tipo de situação, eu espero que as pessoas tenham acionado o seguro. - Ananda Souza

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