O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou, na quarta-feira (7), o Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária que fornece dados sobre áreas de produção, identifica gargalos e oportunidades de investimentos logísticos. O objetivo é identificar as melhores rotas e modais de transporte para escoar a produção do agronegócio brasileiro. O conteúdo, disponível na internet, mostra a origem, os caminhos e o destino dos principais produtos da agricultura e da pecuária nacionais. Desenvolvido pela Embrapa Territorial, o sistema deve auxiliar na ampliação da competitividade de dez cadeias agropecuárias brasileiras: soja, milho, café, laranja, cana-de-açúcar, algodão, papel e celulose, aves, suínos e bovinos.
Fonte:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa
Data de publicação:08/03/2018
A agropecuária foi uma das primeiras atividades econômicas desenvolvidas no Brasil e possui grande importância para a economia. Esse projeto é muito interessante, pois, com ele os custos de produção diminuirão, o que vai aumentar a competitividade dos setores agropecuários que adotarem-no, identificando melhores rotas e modais de transporte e gastando menos com isso.
ResponderExcluirGiovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
Turma: 096103A01, período: manhã
CST em Comércio Exterior
Com certeza isso agilizará todo o processo, desde o plantio até a logística. Um avanço bem amplo para o setor.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
É engraçado como os estudos que o Brasil precisa realizar é o de encontrar rotas que não sejam tão ruins para se usar ao invés de usar os investimentos em melhorias para as rotas que ja possuimos.
ResponderExcluirGustavo Ducci Damasceno
RA 8351270
Logística FMU 4°semestre Noturno.
Uma excelente notícia para os agropecuários, visto que os mesmos agora podem ter uma ajuda para facilitar seu trabalho, visando o melhor para todos com informações de grande valor, onde economizaram tempo com transporte e locais para levar os produtos.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Boa tarde!
ResponderExcluirMais uma vez o nosso setor primário sendo bem representado pelo desenvolvimento de tecnologia. O enriquecer da produtividade e melhoria no escoamento desses produtos fazendo do nosso mercado mais competitivido no comércio exterior. Basta acompanhar o andamento do projeto e aguardar por resultados!!
Eliton Almeida
Comércio Exterior
4º Semestre, Noturno
RA: 8384733
O Sistema de Inteligência Territorial Estratégica da Macrologística Agropecuária Brasileira reúne uma série de dados sobre a produção agropecuária, que envolvem a armazenagem e os caminhos da safra até o mercado interno e a exportação, permitindo gerar vários estudos a fim da assertividade no planejamento estratégico no Setor. Contudo, é necessário mudança na logística como um todo, pois pelos caminhos feitos, acaba-se perdendo parte de muita commoditie, tais como Soja e Milho, que por alguma avaria inesperada ou demora no transporte, perde-se muito produto, por exemplo em trens, onde moradores da baixada reclamam do mal odor da Soja podre caída nos trilhos ao redor de sua residência, ou da descida dos caminhões a Santos, que há casos onde estes alimentos ficam com partes apodrecidas pela mudança de calor ou exposição ao tempo, principalmente pelo longo tempo que passam dentro das caçambas, do produtor ao Porto. O Custo Brasil permite a morosidade do processo de exportação, é claro que o novo sistema tratará de análises para identificar as melhores intervenções a serem feitas em logística, tanto interna quanto externa, a fim do aumento a competitividade do setor agropecuário, o que nos resta a aguardar as melhorias trazidas por este novo processo.
ResponderExcluirJessica Machado Rocha
RA: 8494447
Comércio Exterior 3° semestre - manhã.
Com a identificação dessas melhorias para as rotas e modais de transporte para escoar a produção do agronegócio, terá uma diminuição de perdas dos produtos no período de pós-colheita , fazendo também ter uma diminuição do tempo do produto no transporte e assim aumentando a qualidade obtida na produção até o consumo.
ResponderExcluirNildo Pedro da S. Jr
Logística- FMU 4 semestre Noturno
RA 8339145
Com a identificação dessas melhorias para as rotas e modais de transporte para escoar a produção do agronegócio, terá uma diminuição de perdas dos produtos no período de pós-colheita , fazendo também ter uma diminuição do tempo do produto no transporte e assim aumentando a qualidade obtida na produção até o consumo.
ResponderExcluirNildo Pedro da S jr
Logística- FMU Noturno
RA 8339145
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
O setor agropecuário é responsável por 70% do crescimento da economia nos últimos anos. Melhorar a logística de transporte é muito importante para recuperar a renda do produtor, pois sem a renda necessária, não tem como sustentar altos índices de produção e exportação, visto que nos últimos anos está havendo perdas. Essa com certeza é uma boa noticia para o setor, não só pela melhoria, como também pela agilidade que causará no processo dos produtos, na armazenagem e nas unidades processadoras.
Com essa noticia, temos certeza que isso ajudará e vai facilitar o processo, diminuindo o tempo e aumentando a qualidade do produto.
ResponderExcluirGabriel Ambrósio
Comex, matutino 3ªSemestre
8835582
Com esse avanço competitivo nas cadeias agropecuárias , o produtor terá maior rentabilidade na sua produção, outra boa notícia e que parece que no setor agropecuário eles estão abrindo os olhos em explorar outros modais de transportes, tomara que eles adequém cada produto nas diferentes maneiras de modais visando ser o processo e modal mais viável.
ResponderExcluirItalo Lucas
Logística Fmu 4° Sem Noturno