Companhias de carne de frango do Brasil apresentaram nesta quarta-feira uma defesa formal contra as acusações de que estariam praticando dumping no mercado chinês, disse a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), citando uma audiência no Ministério do Comércio em Pequim. A China, que compra 9,2 por cento das exportações de carne de frango do Brasil, abriu uma investigação antidumping contra os produtores brasileiros em agosto do ano passado, oferecendo risco a 761,1 milhões de dólares em exportações, disse a ABPA.
Fonte:Diário do Comércio e Indústria - DCI
Data de publicação:07/03/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
As noticias constam que essa investigação sobre a carne de frango do Brasil é mais um golpe as Industrias do país, que além disso esta sofrendo as consequências após o escândalos por conta da segurança alimentar alegando fraude em suas produções. Isso tudo afetará fortemente as nossas exportações.
Não vejo o porque o Brasil praticaria dumping com um dos seus principais parceiros econômicos. Porém se for confirmado sairemos com um grande prejuízo nesse segmento.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
A China abriu essa investigação, em agosto de 2017, para proteger suas indústrias de carne de frango. Visto que a prática de dumping afeta outras indústrias do mesmo ramo a ponto de eliminar a concorrência e, por isso, é proibida em termos comerciais. As companhias brasileiras de carne de frango se defenderam contra as acusações, em março de 2018, mas, caso as suspeitas sejam confirmadas, o Brasil terá um grande prejuízo nas exportações.
ResponderExcluirGiovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
Turma: 096103A01, período: manhã
CST em Comércio Exterior
Gustavo Ducci Damasceno
ResponderExcluirRÃ 8351270
Logística FMU 4°semestre Noturno.
Essa é a visão que cresce cada vez mais lá fora sobre os produtos produzidos no Brasil, nossa confiança lá fora está cada vez mais abalada por conta das empresas que só pensam em lucrar de forma clandestina.
É necessário que haja uma investigação por parte da China antes de fazer tais acusações, pois a prática de dumping é condenada por praticamente todos os países, e fazer uma criminalizar o Brasil por isso pode criar dúvidas de outros países e consequentemente, prejudicar nossas exportações e futuros negócios.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Boa tarde!
ResponderExcluirUm forte parceiro comercial como a China requer tratamento transparente e claro, mesmo que o mesmo não seja reciproco em determinados setores, o país representa muito para nossa economia.
Eliton Almeida
Comércio Exterior - FMU
4º Semestre, Noturno
RA: 8384733
Esse assunto já causou um grande transtorno ao Brasil, pois somos um grande exportador de carne e frango. Como temos muitos exportadores e a concorrência é enorme, sempre tem empresários no ramo querendo faturar mais e fazendo coisas desse tipo, então tem que ser feito sim uma investigação nas exportações para averiguar se realmente existe tal julgamento.
ResponderExcluirEduardo L. Mirabeti
RA: 8996305
Comex 3º semestre
FMU
É importante que, no caso de as acusações não serem verdadeiras, as empresas se defendam de fato, e valorizem o produto nacional para os importadores e também para os consumidores internos, até mesmo para superar a "mancha" da deficiência de segurança alimentar do setor, gerada pelos recentes escandalosos eventos que sem dúvida afetaram a imagem do nosso produto.
ResponderExcluirO Brasil deve ter cautela ao se manifestas sobre esse assunto, pois deve evitar uma crise com a China, justamente pelo fato de o país ser um grande consumidor de produtos agropecuários brasileiros. E, principalmente porque a China não costuma se manifestar sobre os movimentos antidumping dos brasileiros.
ResponderExcluir