O Secretário Executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, e comitiva, reuniram-se na segunda-feira (26) com o diretor da Organização de Padrões do Golfo (GSO), Sufian Al-Irhayim, e representantes do órgão de regulação saudita, ligado ao Grupo do Golfo, que estabelece os padrões sanitários, tecnológicos e religiosos para o consumo de produtos no país.
No caso do consumo de proteína animal, o GSO determina quais procedimentos devem ser obedecidos no abate Halal, exigência para que possa ser processado o alimento de origem animal aos muçulmanos.
Durante a reunião foram apresentados estudos técnico-científicos para subsidiar alterações na regulamentação sobre a insensibilização de frangos, que envolvem aspectos técnicos e religiosos. A alteração da norma 993 do GSO está sendo discutida, e segundo o Al-Irhayim deve ocorrer até final de junho de 2018. Tal medida é necessária para permitir regras claras para o cumprimento de requisitos de certificação Halal.
Fonte: Coordenação-geral de Comunicação Social do Mapa
Data de publicação:28/03/2018
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3° semestre
Matutino
RA: 8953945
A Arábia Saudita, diferentes dos demais países do Golfo, adotou uma postura mais rigorosa, de cumprimento das normas atuais para o abate. Para continuar exportando para o país, as empresas brasileiras terão que adaptar o abate sem o atordoamento, pois a Arábia Saudita é o principal destino das exportações de frango brasileiras.
É interessante ver como o mercado árabe está cada vez mais se popularizando aqui no Brasil. Claro que nossos produtos também vêm ganhando espaço nas exportações que fazemos para países de origem árabes, e obvio que teríamos que fazer adequações com relação a produtos de origem animal, onde é utilizado o selo de certificação Halal para que tudo esteja de acordo para que a negociação possa se concluir da melhor forma possível.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
A quem possa interessar esta matéria mas não esta habituado, o ITC International Trade Centre oferece temporariamente um curso on line (em inglês) sobre como acessar o mercado Halal . O curso aborda as oportunidades oferecidas pelos mercados Halal, tradicionais e emergentes, incluindo alimentos, cuidados pessoais e serviços. Ele apresenta aos participantes suas características, tamanho, distribuição geográfica, processos de produção, padrões, bem como os requisitos para obter certificação para cada um deles.
ResponderExcluir