Uma agenda de política comercial (Trade Policy Agenda), acaba de ser divulgada pelos Estados Unidos. O documento descreve as prioridades, os princípios e objetivos que traçarão a sua política comercial para o ano de 2018. Segundo o texto, a nova política comercial está fundamentada em cinco pilares: 1) manutenção da segurança nacional; 2) fortalecimento da economia americana; 3) negociação de melhores acordos comerciais; 4) aplicação agressiva de leis domésticas; e 5) reforma do sistema multilateral de comércio. Dentre as iniciativas citadas no documento, destacam-se a revisão de acordos comerciais como o Nafta (Canadá e México) e a Coreia do Sul, as críticas a determinadas políticas chinesas, tidas como distorcivas, bem como ressalvas ao Órgão de Apelação da Organização Mundial do Comércio (OMC) e suas decisões. As informações estão em artigo de Rubens Barbosa, presidente do Conselho de Comércio Exterior da Fiesp, publicado na edição de hoje do O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:27/03/2018
Praticamente Trump está querendo transformar a economia estadunidense protecionista. E sobre essas revisões de acordos comerciais, o que aparenta é que ele quer impor princípios que só visem os seus interesses.
ResponderExcluirGiovane dos Santos Pereira Junior
Comércio Exterior
3° Semestre Matutino
RA 8951840
Tais itens descritos na matéria não necessariamente são uma surpresa, visto que estão vindo da maior potência do mundo, os Estados Unidos. O interessante é ver que o governo americano tem planos para revisar seu comércio internacional com o bloco NAFTA, onde os países que o compõe estão isentos das taxas do aço e alumínio, mas o pode ser apontado com maior temor seria as negociações com o México, visto que Trump ainda diz que irá fazer o murro entre os países, onde isso seria um fator que dificultaria futuras transações comerciais entre as nações em questão.
ResponderExcluirBruno Vizotto
RA : 8631130
Comércio Exterior 3º semestre
Matutino
FMU
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3°semestre
Matutino
RA: 8953945
A nova politica representa uma mudança radical da postura tradicional do EUA e deve estimular outros países a também adotarem medidas unilaterais. Até porque, se a maior economia do mundo diz que obedecer as regras não é importante, outros países tenderão a se comportar da mesma maneira.