quarta-feira, 11 de abril de 2018

Para entrar no jogo mundial



Mais de 200 anos depois da abertura dos portos, um dos primeiros atos políticos de d. João VI ao se instalar no Rio de Janeiro, o Brasil continua a ser uma das economias mais fechadas e menos integradas no mercado global. Mas há pelo menos uma boa notícia a respeito do assunto. O governo está disposto a buscar a integração, garante o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Marcello Estêvão. O País, segundo lembrou, é uma das dez maiores potências econômicas, mas ocupa o 24º lugar no comércio exterior, pela dimensão de suas exportações e importações. A análise está em editorial publicado na edição de hoje do O Estado de S. Paulo.
Fonte:O Estado de S.Paulo
Data de publicação:11/04/2018

4 comentários:

  1. Triste ver como um país com uma densidade geográfica tão extensa e com terras férteis para plantio de diversos alimentos, ainda sofre com tal problema em âmbito internacional. Uma vez que temos uma força muito grande nas exportações de commodities, ainda precisamos melhorar em muitas outras áreas, tais como à da tecnologia. Uma vez que não temos estruturas bem formadas em setores como por exemplo, a educação, é difícil ver como poderemos expandir nossa economia nos anos que virão.

    Bruno Vizotto
    RA : 8631130
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    FMU

    ResponderExcluir
  2. Debora Carvalho
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    RA: 8953945

    O Brasil é um país no qual tem tudo para dar certo e competir de forma igual entre as principais potências do mundo, mas a sua mau exploração e mau liderança, acaba resultando no que costumamos a ver, que são as economias em declínio, dividas externas e por mais que sejamos forte exportadores de commodities, nos tornamos um setor limitado. E com as guerras geradas em relação a sobretaxação, afetará as exportações de commodities, e o nosso setor limitado se encontrará em uma situação na qual será necessário ampliar a estratégia comercial do país.

    ResponderExcluir
  3. As exportações do Brasil são voltadas basicamente para as commodities. A falta de incentivo em outros setores é o que torna difícil alavancar ainda mais a nossa economia.

    Giovane dos Santos Pereira Junior
    Comércio Exterior
    3° Semestre Matutino
    RA 8951840

    ResponderExcluir
  4. O Brasil tem tudo que um país exportador de commodities possa exigir, temos um bom clima, um bom terreno para plantações, grande extensão geográfica e raríssimos casos de catástrofes ambientais. Infelizmente nossa administração, infraestrutura, está longe de ser adequada. É uma boa noticia esse interesse em melhorar seu comercio, precisamos urgentemente de soluções, não podemos depender só de ser um mero pais que exporta commodities, precisamos de investimento principalmente em tecnologia, tudo que possa agregar valor ao nosso produto para que possamos ter a esperança que tudo venha a melhorar.

    Gabriel Ambrósio 8835582
    Comex 3ª Semestre Matutino
    FMU

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos