quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Confronto entre EUA e China pode levar a nova guerra comercial

                       Resultado de imagem para guerra comercial
O confronto entre Estados Unidos e China que provoca instabilidade nos mercados mundiais e está indo além da guerra comercial, envolvendo uma ampla competição geopolítica que tende a se agravar no futuro próximo, com potenciais impactos negativos sobre o processo de globalização.
Os EUA estão convencidos de que a potência emergente, a China, está determinada a tomar o seu lugar. Já os líderes de Pequim estão convictos de que os americanos farão tudo para impedir a ascensão do país. Se isso evoluir, poderá acontecer uma gradual saída de empresas americanas da China e o desmonte de cadeias de produção que unem os dois países.
A estratégia de Trump para confrontar o país rival inclui o aumento das restrições a investimentos chineses nos EUA, barreiras a acordos comerciais de outros países com a China e o desafio a pretensões territoriais de Pequim no mar do sul da China - no início de outubro, um destróier chinês quase colidiu com um navio de guerra americano na região.
O acúmulo de tensões entre as duas maiores economias do mundo é um forte indício de que a relação bilateral continuará sujeita a turbulências, ainda que Washington e Pequim cheguem a um acordo na área comercial.
A atitude de diversos setores dos EUA em relação ao país asiático se deteriorou de maneira rápida e surpreendente no último ano, depois que os elogios de Donald Trump a Xi Jinping deram lugar à imposição de tarifas sobre US$ 250 bilhões em importações chinesas em 2018.



Fonte:ESTADÃO.COM.BR
Data de publicação:07/11/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos