Para aproveitar a presença
de grandes empresas em Curitiba durante a Semana Internacional da Madeira,
ocorrida na primeira quinzena de setembro, a Associação Brasileira da Indústria
de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) organizou, em parceria com a
Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), o
SECOM da Embaixada do Brasil no México e a Federação das Indústrias do Paraná
(Fiep), uma rodada de negócios para receber uma missão comercial do México,
composta por empresas importadoras daquele país na busca de desenvolver
fornecedores e parcerias com indústrias brasileiras de madeira.
Na avaliação do
presidente da Abimci, José Carlos Januário, essa proposta é uma experiência
única para o setor e, em breve, a Associação pretende estender para outros
países também, como África do Sul, Caribe e Estados Unidos.
O México é grande
importador de madeiras. Em 2018, as importações mexicanas de madeiras coníferas
(pinus) atingiram o valor de US$ 605,2 milhões, sendo o principal fornecedor os
EUA, com US$ 329,4 milhões, seguido pelo Brasil cujas exportações atingiram US$
138,6 milhões, crescimento anual de 18,3%. Nesse sentido, identifica-se grande
diversidade no mercado e amplo espaço de crescimento para as madeiras
brasileiras.
Fonte:
Apex-Brasil
Data
de publicação:20/09/2019
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