terça-feira, 15 de março de 2011

Vale avalia exportar minério pela região Norte do País

Andréa Margon - de Vitória/ES
reportagem

Membro titular do Conselho de Autoridade Portuária do Espírito Santo, Luiz Fernando Barbosa Santos, está preocupado com os rumos que a mineradora Vale está apontando, como a mudança no sistema logístico para a região Norte do País, para aproveitar o Canal do Panamá, em expansão. “Isso vai reduzir a movimentação da empresa no Sul do Brasil”, referindo-se especialmente ao estado capixaba, que concentra a movimentação de commodities no minério de ferro da Vale, que exporta pelo Porto de Tubarão.

Para amparar sua preocupação, Santos apresentou uma análise de recente estudo do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) sobre os resultados do comércio exterior, em 2010, onde o destaque das exportações ficou no segmento de commodities, com especial destaque para o minério. Conforme o estudo, a Ásia domina o principal mercado brasileiro das exportações de minério e aponta uma redução da participação dos Estados Unidos.

“As mudança nas rotas comerciais marítimas mudam do eixo do Atlântico para o Pacífico”. De acordo com o membro do CAP capixaba, a crise no Egito gera instabilidade no Canal de Suez e, com isso, os fretes dos navios aumentam o valor e os armadores passam a mudar a rota para Sul-Sul evitando os conflitos e barateando o transporte.

15/03/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos