terça-feira, 23 de abril de 2013

BRASIL SERÁ DESTAQUE EM REDE VAREJISTA NOS EUA



Os produtos de 100 empresas brasileiras serão apresentados com grande destaque, por duas semanas, em uma das principais redes de supermercados do segmento de produtos premium dos Estados Unidos, a Central Market. A ação, denominada "Passaporte Brasil", será realizada entre os dias 24 de abril e 7 de maio nas nove unidades da rede no estado norte-americano do Texas - cinco em Dallas, duas em Austin, uma em Houston e uma em San Antonio.
No total, foram importados do Brasil 18 contêineres contendo mercadorias como café, vinhos, biscoitos, peixes, feijão, chocolates, pão-de-queijo, água de coco, queijos, porcelanas e sandálias. A expectativa é que sejam comercializados até US$ 1,5 milhão.
Durante o período da ação, todos os ambientes das lojas serão transformados e redecorados com temática relacionada ao Brasil, e haverá distribuição de 350 mil folders anunciando os produtos em destaque e atividades como degustações e encontros com chefs e especialistas brasileiros. A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por intermédio de seu Centro de Negócios em Miami e em parceria com diversas entidades setoriais, auxiliou os norte-americanos na escolha dos produtos que serão comercializados na iniciativa.
Nas noites dos dias 24 (em Dallas) e 25 (em Houston), serão realizadas as cerimônias de abertura oficiais do evento, contando com a participação de autoridades locais, de representantes do consulado brasileiro em Houston e representantes da Apex-Brasil e entidades setoriais. Nas ocasiões, será realizado o evento "Uma Noite no Brasil", com demonstração de culinária brasileira.
Há alguns anos, a Central Market estabeleceu como estratégia a escolha de um país-tema para suas promoções. Nos últimos anos, os homenageados foram Argentina, Espanha e França. Em 2013, é a vez do Brasil.
"É uma oportunidade única para as empresas brasileiras conseguirem visibilidade em umas das maiores referências do varejo em produtos gourmet. A ação com a Central Market, além de ajudar a divulgar o potencial do Brasil nos Estados Unidos, oferece oportunidades concretas de negócios e possibilidade de as empresas brasileiras criarem uma relação contínua com seus clientes no exterior", afirma o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
Vinho e café
O Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN) e a Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) promoverão ações de promoção diferenciadas, com vistas a divulgar as qualidades e atributos do vinho e do café brasileiro nos Estados Unidos.
Durante o evento, sete vinícolas brasileiras colocarão à venda 28 diferentes rótulos de vinhos, que também serão apreciados em 43 ações de degustação nas unidades da Central Market no Texas. Na noite de 2 de maio, será realizado um jantar com representantes destas sete vinícolas e participação mediante compra de ingresso, com apresentação sobre os produtos degustados e no qual também serão servidos alimentos brasileiros.
"Conseguimos nos posicionar dentro de uma rede de luxo e estamos trabalhando não apenas para expor nossos produtos durante o período da promoção, mas para que eles fiquem em definitivo no portfólio da empresa e que figurem como opção de compra para o consumidor americano", afirma Andrea Gentilini Milan, gerente de projeto Wines of Brasil, parceria entre a Apex-Brasil e o IBRAVIN para promoção dos vinhos brasileiros no exterior.
Os cafés brasileiros que farão parte da ação na Central Market são da Baggio e da Café Cambraia. A seleção destas empresas teve início há um ano, com a vinda ao país de um grupo de profissionais de compra da rede americana, em ação promovida pela Apex-Brasil. Além de degustarem várias marcas, os executivos conheceram a produção na lavoura, e visitaram, além de indústrias, algumas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais. "O resultado foi as duas empresas receberam maior pedido já feito pela rede, de aproximadamente US$ 70 mil", diz Cristian Santiago e Silva, promotor comercial do programa Cafés do Brasil, parceria entre a ABIC e a Apex-Brasil para promover o café brasileiro no exterior.

Fonte: Apex-Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Galeria de Vídeos