sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Brasil pretende exportar mais carnes para Bolívia, que quer vender mais chia, banana e quinoa

O ministro Blairo Maggi (Agricultura, Pecuária e Abastecimento) encontrou-se nesta quinta-feira (28), em La Paz, com o ministro da Agricultura da Bolívia, César Cocarico, para promover as relações comerciais no setor de agronegócios entre os dois países. De acordo com o ministro, ficou acertado que técnicos brasileiros e bolivianos trocarão informações sobre prioridades a serem trabalhadas para aumentar o fluxo de comércio.

Entre os pontos de interesse destacados pelo ministro da Bolívia estão aprofundar o diálogo sobre o uso de bioinsumos no Brasil, a certificação social da agricultura orgânica feita pelo Mapa (sem ônus para produtores) e o intercâmbio na área de ciência e biotecnologia genética desenvolvidos pela Embrapa.

Entre os produtos da pauta de negociações comerciais, do lado brasileiro há intenção de aumentar a exportação de carne, enquanto a Bolívia quer ampliar as vendas de quinoa, banana e chia.

A maior área de fronteira do Brasil é com a Bolívia, somando 3.400 km quadrados. O país está ainda em fase de adesão ao Mercosul. Há grande interesse do ministro Blairo Maggi em estreitar relações com a Bolívia e também com o Peru, onde também esteve em viagem oficial, nesta semana, com o objetivo de aproveitar a proximidade com os estados do Acre, Rondônia e Mato Grosso.

O ministro visitou no Peru a Expoalimentaria, maior feira de alimentação e de bebidas da América Latina, reuniu-se com o ministro da Agricultura peruano, Jose Manuel Calderón, além de participar, em Lima, de seminário empresarial que teve a representação de entidades do setor e de governos de estados próximos da fronteira com o país.

Fonte: Mapa

Data de publicação: 29/09/2017

11 comentários:

  1. O Brasil faz muito bem, porque exportando a carne faz com que eles criem produtos melhores e mais demanda, e com isso conseguem pagar o Brasil, com ate mesmo o comercio interno

    ResponderExcluir
  2. As noticias sobre aumento de negociação entre o Brasil e outros países, estão cada vez mais comuns, nosso pais está dando um grande passo e tem grandes chances de mudar essa imagem de que pouco se exporta.

    Patricia Bandeira
    Fmu - Comex
    Noturno

    ResponderExcluir
  3. O Brasil deve aproveitar esta oportunidade de fazer negócios com os países que estão mais próximos da fronteira, pois ele pode estar exportando os mesmos produtos que a Bolívia está oferecendo como "troca" de um país que esteja mais longe. E assim ampliará ainda mais a exportação de carne e deixando cada vez mais longe o problema que houve com a exportação de carnes.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  4. A exportação sempre será uma ótima fonte de renda e emprego para o país.
    Depois do episodio carne fraca, o Brasil vem ganhando um novo voto de confiança.

    ResponderExcluir
  5. o encontro entre Brasil e Bolívia pode proporcionar grandes parcerias econômicas principalmente no setor de agronegócios. ambos tem interesses comercias, e isso facilita um acordo.

    ResponderExcluir
  6. Manter essas parcerias comercias traz inúmeros benefícios para o pais, que pode exportar seus produtos, bem como, importar aqueles insumos que não temos ou produzimos em menor escala.

    Ramon Nery
    Comércio Exterior
    1º S - Noite

    ResponderExcluir
  7. É de grande importância que o Brasil continue e cresça cada vez mais essa parceria com países próximas da fronteira principalmente no setor primário e com essas trocas onde um produz aquilo que melhor tem ajudará na expansão da economia de ambas as partes.

    FERNANDA MENDES BATAGLIA RA 1700442 SALA 1204 COMEX PERÍODO NOITE FMU

    ResponderExcluir

  8. Seria uma boa oportunidade para aumentar a exportação dentre os dois países e com isso abrindo portas para negociações com outros países, seria um ótimo avanço para a economia e aumento de emprego para o Brasil.

    ResponderExcluir
  9. O Brasil precisa expandir a comercialização exterior, é uma boa ideia a parceria com países tão próximos que também tem algo a nos oferecer em troca e assim expandir os negócios e a economia.

    Monielda Nunes
    comércio Exterior . Noite

    ResponderExcluir
  10. É sempre bom ficar sabendo que o Brasil quer estreitar relações de negócios com a Bolívia, criando meios e parcerias para uma melhor produção, e assim querendo cada vez mais negociar entre países da America do sul (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988)

    ResponderExcluir
  11. É procurando crescer que vamos mudar a imagem do nosso país, de ser um país grande que não tem exportações suficientes como deveria ter, procurar fazer novos negócios é uma ótima ferramenta para a Economia do nosso país, ainda mais com países vizinhos, sendo isso uma negociação com benefícios para os dois lados.

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos