sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Em busca de investimentos e negócios, comitiva do Santos Export visita o Porto de Antuérpia

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintela, o diretor-presidente e o diretor de Relações com o Mercado e Comunidade da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), respectivamente, José Alex Oliva e Cleveland Lofrano, participaram, hoje (28.09), de visita a Antuérpia, principal porto da Bélgica, dentro da programação da comitiva da 15ª. edição do Santos Export 2017 – Fórum Internacional para a expansão do Porto de Santos.

A programação desta quinta-feira dedicou-se inteiramente à visita a diversos setores do porto de Antuérpia com destaque para as atividades de treinamento de mão de obra portuária, conexões com o interior e intraporto e cooperação com Alfândega.

Atração de investimentos, desenvolvimento de negócios, intercâmbio de dados com o órgão alfandegário, conexão entre as duas margens e entre modais e fiscalizações foram os principais aspectos que a comitiva verificará no porto belga.

A comitiva foi recebida pelo embaixador do porto de Antuérpia, Frank Geerkens e pelo presidente do Conselho de Administração do Porto de Antuérpia, Marc Van Peel. Participam também da comitiva, o diretor geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Valter Casimiro Silveira, o secretário de Fomento de Parceiras do Ministério, Dino Batista, e o diretor do Departamento de Outorgas Portuárias, Ogarito Linhares.

Na quarta-feira (27.09), a comitiva conheceu o complexo marítimo de Gante, terceiro mais importante da Bélgica, e conheceram os planos de desenvolvimento com projeção de investimentos de € 1,8 bilhões, quase R$ 7 bilhões, para modernizar suas instalações nos próximos 25 anos. Encerrando a programação de visitas, o grupo seguirá amanhã (29.09) para o porto de Zeebruge, na província de Flandres Ocidental, bastante utilizado pela indústria automotiva.

Fonte: Codesp

Data de publicação: 29/09/2017

14 comentários:

  1. É de extrema importância que possamos buscar investimentos e negócios com outros países, isso nos ajudara muito, desde a nossa economia quanto o crescimento do nosso país, fechar negócios com o porto de Antuérpia seria um ótimo negócio para o nosso país.

    ResponderExcluir
  2. Penso que aprender com outros portos ajuda muito o nosso Porto porque se aprende como contratar mão de obra boa e barata, a exportar e importar mais, e também a inovar mais no nosso porto

    ResponderExcluir
  3. Penso que aprender com outros portos ajuda muito o nosso Porto porque se aprende como contratar mão de obra boa e barata, a exportar e importar mais, e também a inovar mais no nosso porto

    ResponderExcluir
  4. Com essa visita em portos mais que recebam mais investimentos em tecnologia, é um grande exemplo para todos os portos brasileiros, que precisam investir mais em tecnologia, segurança, infraestrutura e mão de obra qualificada.

    ResponderExcluir
  5. Para que o Porto de Santos, o principal porto brasileiro, que atende o deslocamento de cargas para praticamente todo Brasil e para outros países, continue se desenvolvendo cada vez mais é muito importante sempre está buscando novos avanços tecnológicos, novos clientes, novas oportunidades para investir e novas parcerias que apoiem o crescimento da economia do país.

    ResponderExcluir
  6. Essa visita ao Porto de Antuérpia, nos mostra que nossos líderes neste setor estão buscando novas tecnologias, inovações e novos processos para a implantação no Porto de Santos, para que o mesmo não fique tão atrás diante dos Portos mundo à fora.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  7. Essa visita ao Porto de Antuérpia, nos mostra que nossos líderes neste setor estão buscando novas tecnologias, inovações e novos processos para a implantação no Porto de Santos, para que o mesmo não fique tão atrás diante dos Portos mundo à fora.
    Daniele Sanchez - RA: 1660198
    Sala: 1204 Turma: 096201A15

    ResponderExcluir
  8. Que ao se deparar, com as diferenças tecnológicas, o investimento aplicado por outros países, na sua zona portuária, desperte em nossos lideres, à importância de investir em equipamentos modernos, reformar a estrutura do porto de santos.
    Sandra Franco FMU Comex Noturno

    ResponderExcluir
  9. É muito importante para estarmos sempre atentos e dispostos a melhorar nossos portos, o porto de Antuérpia, bélgica é um os principais portos da europa. Além de buscar investimentos e parcerias com grandes investidores.

    Bruno Bortoluci - ra 8268917

    ResponderExcluir
  10. Essa visita é muito importante para ampliar a visão e saber onde investir, trazer novas tecnologias e modos de logistica para nossos portos.

    ResponderExcluir
  11. acredito que a visita ao porto da Bélgica ira trazer grandes resultados , o investimento em operações portuárias e sempre bem vindo e de muita importância para o comercio exterior , principalmente para o brasil que possui uma grande deficiência nesse setor.

    ResponderExcluir
  12. Essa importante interação entre os dois países e seus respectivos Portos na busca de investimentos e negócios, essa parceria visa trazer novos aspectos de tecnologia, treinamentos de mão-de-obra e ligação entra as duas margens. Hoje, em Santos a diferença de interação entra as duas margens é gigantesca, pois a diferença de frete para o transporte de cargas por via terrestre cresce muito. Santos não tem uma ligação direto das margens para fazer esse tipo de travessia, uma ponte e um túnel já estiveram em projetos futuros, mas nunca saiu do papel.

    ResponderExcluir
  13. É bom saber que o Brasil está procurando aprender com um dos mais importantes portos da Europa, o porto de Antuérpia. Depois de Rotterdam, o porto de Antuérpia é o maior do continente europeu e o Brasil é o seu sexto maior parceiro comercial.

    Precisamos cobrar de nossos representantes que a longo prazo as melhores práticas encontradas no exterior sejam aplicadas em nossos principais portos, afim de melhorarmos a tecnologia e a eficiência de nossas instalações portuárias.

    Melinda Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Sendo um dos portos mais utilizado no Brasil para importações de mercadorias, necessita cada vez mais de investimentos na infraestutura e agregar novos meios para assim melhorar a recepção dos produtos. Fazer visitas como essa em um dos maiores portos do mundo é de suma importância, trazer conhecimento e melhorias para agregar cada vez mais no porto de Santos (Rosana Pereira da Silva/Comércio Exterior-RA: 1721988)

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos