quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Ministro Marcos Jorge se reúne com secretário de Comércio norte-americano





O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge, reuniu-se, na terça-feira (27), com o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, para tratar de temas relacionados ao comércio bilateral. A pauta central foi a possibilidade, estudada pelo governo do presidente Donald Trump, de sobretaxar as importações de aço norte-americanas. Medida que, se confirmada, afetará produtores brasileiros.
O Brasil foi o segundo maior fornecedor de produtos siderúrgicos para os Estados Unidos em 2016, atrás apenas do Canadá. O ministro Marcos Jorge defendeu que há uma complementaridade no comércio desse setor entre os dois países, sendo que o Brasil fornece cerca de 50% de semiacabados de ferro e aço importados pelos Estados Unidos e utilizados como insumo pela indústria de transformação do país.
O governo norte-americano estuda três possibilidades de sanções tarifárias contra as importações de aço. Na avaliação do governo, reduzir importações pode contribuir para o aumento da utilização da capacidade instalada das siderúrgicas do País.

Fonte:Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços - MDIC
Data de publicação:28/02/2018

6 comentários:

  1. Debora Carvalho
    Comércio Exterior 3º semestre
    Matutino
    Donald Trump, está pedindo a aplicação dessa sobretaxa sobre as vendas de vários países, isso consequentemente afetaria o Brasil pois, enviamos uma cota alta de aço para os americanos.

    ResponderExcluir
  2. É bem evidente que o Trump lidera apenas olhando o seu povo, os americanos.
    Essa situação coloca o Brasil numa situação de aperto, pois, ou deixa de vender de acordo com o solicitado do Trump e permanece "amiguinho" do EUA (em partes) ou continua e perde o aliado. Na verdade, em qualquer uma das duas opções, perderá, inclusive, um grande cliente.

    Natalia Mariana dos Santos
    COMEX NOTURNO, 4°SEMESTRE
    NOTURNO

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente caso isso venha de fato acontecer os exportadores irão que reajustar seus preços, tendo em vista que a parceria americana é uma das mais importantes do pais.
    RAMON SANTOS NERY
    RA 8690575
    COMEX 2 NOITE

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Mirabeti
    RA:8996305

    O Presidente Donald Trump, não pensa em ter boas relações com outros países, pensa no melhor para os Estados Unidos, custe o que custar ! Por isso esta impondo sobretaxa, favorecendo ao Estados Unidos e atrapalhando a economia do Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Ao sobretaxar as importações de aço norte-americanas, os Estados Unidos pretende gastar menos importando aços e utilizar mais as siderúrgicas do país. Porém, com isso, os EUA acaba afetando negativamente a economia de outros países, incluindo o Brasil, que é um dos maiores fornecedores de produtos siderúrgicos e, com as sobretaxas, terá um menor índice de exportações para o país.

    Giovana Schiavinatto Pugliesi (RA: 8888930)
    Turma: 096103A01, período: manhã
    CST em Comércio Exterior

    ResponderExcluir
  6. O Brasil é um dos seus maiores fornecedores do setor siderúrgico, isso aplicará negativamente na nossa economia. Sendo assim, teremos redução no número de exportações do tipo para os EUA e consequentemente para outras países que também podem vir a ter aumento em suas taxas.

    BRENDA EMILIA RA 1771460
    COMEX NOTURNO FMU
    2 SEMESTRE

    ResponderExcluir

Galeria de Vídeos