As empresas da Zona Franca de Manaus (AM) voltaram a apresentar desempenho positivo e faturaram quase R$ 82 bilhões em 2017. A recuperação da economia somada à queda da inflação e dos juros impulsionaram a demanda e as vendas da região. Com a proximidade da Copa do Mundo, 2018 promete ser um ano de nova alta.
Dados da Superintendência da Zona Franca de Manaus revelam que as empresas apresentavam desempenho crescente até 2014, auge da crise no Brasil. A partir de 2015, elas começam a registrar queda no faturamento; e só depois de a economia ser estabilizada, esses números voltaram a crescer. No ano passado, o faturamento da área voltou quase ao mesmo nível de 2014, depois de aumentar 9,4%.
Fonte: Governo do Brasil, com informações da Suframa
Data de publicação:23/04/2018
Isso é resultado da melhora no cenário conjuntural brasileiro, com um ambiente de retomada de investimentos e de consumo.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirConsiderando nosso vasto e extenso território, poderia criar-se novos polos industriais, assim como a Zona Franca de Manaus, para estimulo de novos mercados, para exploramos novos territórios, criação de empregos, e a geração de renda. Um estímulo para tanto a sociedade quanto o governo. A Zona Franca do Espírito Santo, por exemplo, representaria grande estimulo ao crescimento do estado, na integração de seus setores econômicos, além da ideia de Zona Franca na região do Pantanal.
Eliton Almeida
Comércio Exterior 4º semestre
Noturno
RA: 8384733
Debora Carvalho
ResponderExcluirComércio Exterior 3º semestre
Matutino
RA: 8953945
Essa é uma ótima noticia. O faturamento das empresas da região, hoje mais conhecida como Polo Industrial de Manaus (PIM), voltou crescer depois de dois anos consecutivos de retração.