Uma perspectiva de preços mais
elevados das tarifas marítimas para granéis deverá representar um revés para
exportadores de grãos em um momento em que eles entram na nova campanha de
vendas, com os elevados custos de frete apertando margens de lucro e
acrescentando mais um ingrediente na batalha de preços nos principais mercados.
Os exportadores de trigo dos
Estados Unidos deverão ser os mais atingidos, em meio aos preparativos dos
armadores para elevar preços na expectativa de maior demanda por seus navios. A
maior alta deverá ocorrer no importante mercado do Oriente Médio, dando
vantagem a pequenos produtores, situados mais próximos dos compradores, uma
maior competitividade.
"Quando o assunto é a
temporada de exportações dos EUA, acreditamos que será uma temporada forte e
acreditamos que a mesma coisa será o caso com a temporada do Mar Negro",
disse Jens Ismar, presidente do grupo de frete marítimo Western Bulk.
"Isso, combinado ao fato
de que o mundo ainda está elevando sua demanda por matérias-primas, faz com que
a gente compartilhe a visão de quase todos os analistas que preveem um mercado
mais aquecido no segundo semestre."
E enquanto o mercado de frete
planeja subir os preços, muitos exportadores de grãos esperam ver seus lucros
afetados, especialmente nas vendas de trigo dos EUA, que sofre competição cada
vez maior da oferta mais barata da Europa ocidental, Ucrânia, Rússia e países
do Mar Negro, como Romênia.
"Um rali nos preços de
frete seria prejudicial ao trigo dos EUA, Austrália e Argentina nos mercados do
Oriente Médio. O trigo russo provavelmente seria o vencedor", disse uma
fonte do mercado europeu.
Outra fonte do mercado disse
que o trigo dos EUA, livre a bordo (FOB), está atualmente 6 dólares por
tonelada mais barato que o trigo da Rússia e da Ucrânia e 5 dólares mais barato
na comparação com origens da Europa ocidental.
"Uma elevação do frete
removeria a vantagem competitiva", disse a segunda fonte.
A média de custo de um navio
tipo Panamax, capaz de carregar entre 60 mil e 70 mil toneladas de grãos, caiu
para a mínima de um ano, perto de 3 mil dólares por dia, nas últimas semanas.
Mas analistas e armadores esperam uma recuperação dos preços, com o pico da
temporada de exportações perto de outubro.
"As tarifas de Panamax
praticamente caíram pela metade no último mês e meio. Definitivamente, com o
avanço do segundo semestre, há espaço para melhoria e elas vão aumentar",
disse Natasha Boyden, analista do banco de investimentos MLV & Co.
Fonte: Diário do Comércio e Indústria
11/07/2014
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