O
coeficiente de importação da indústria aumentou no segundo trimestre e
chegou a 21,8%, ante 20,6% no segundo trimestre de 2013, divulgou ontem a
Confederação Nacional da Indústria (CNI). O indicador mede a
participação de produtos importados no consumo doméstico. Ele está
crescendo desde o primeiro trimestre de 2010, quando foi de 15,9%. O
coeficiente de exportações cresceu 0,5 ponto percentual e chegou a 19,2%
no segundo trimestre deste ano, ante 18,7% no segundo trimestre de
2013. "Pelo segundo trimestre consecutivo, o indicador praticamente não
muda", avaliou, em nota, a CNI. Esse segundo índice, diz a nota, "mede a
importância das vendas externas para a indústria brasileira".
Valor Econômico
19/08/2014
Bom seria se as nossas indústrias, empresas desde o mais alto porte ao mais baixo, passassem a ter a exportação em seu objetivo e foco principal, que isso virasse uma rotina das empresas, pois é com ela que obtemos ampliação da produção e aumento da renda nacional. A importação então deve servir como complemento ao mercado interno quanto à necessidade e qualidade determinados bens.
ResponderExcluirGustavo de Oliveira Bellarmino
4º Comex/Manhã
19/08/14
Como podemos ver, importasse cada vez mais em nosso país, ao passo que as exportações parecem estagnadas, com aumentos pouco relevantes. Por enquanto, estamos conseguindo consecutivos superavits em nossa balança comercial, mas nesse ritmo, até quando será possível mante-lá?
ResponderExcluirAline Siqueira, 4º comex - manhã.
O Coeficiente de Exportação da Indústria aumentou e, segundo pesquisas, o Coeficiente de Penetração das Importações aumentou e tende a aumentar cada vez mais. Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria o ano da indústria brasileira já está perdido.
ResponderExcluir(Beatriz Neix - 1° Comex Tarde Fatec ZL - comentário referente 18/08)
Estamos sempre ouvindo que temos superávits em relação à nossa balança comercial, porém esses índices de importações que apresentam crescimento enquanto os de exportações não parecem acompanhar, assustam. O Brasil deveria investir mais em seu comércio exterior, desde a propagação da informação à possíveis exportadores ao investimento na infraestrutura do país para melhorar as condições daqueles que já exportam.
ResponderExcluir29/08/14
Priscila Akemi Igarashi, 4o comex manhã, Fatec ZL